A interferência em Telecomunicação por satélites
A interferência no universo de comunicação por satélite é um dos problemas mais persistentes que os operadores e usuários finais enfrentam, pois pode degradar o interromper o serviço. A medida que mais e mais serviços de informação passam a depender da conectividade por satélites, as comunicações nunca foram as mesmas.
A órbita geoestacionária está cada vez mais congestionada, com separação média longitudinal chegando perto de 2,5 ou menos entre satélites. Um exemplo é o satélite Amazonas 61 w em relação ao satélite telstar 14r - 63w. O que separa os dois é mais ou menos 2° longitudinal, e por esse motivo a sua antena pode estar sofrendo interferências de satélites adjacentes.
A antena parabólica perfeita só receberia sinal do satélite a qual estaria apontada, rejeitando todos os outros sinais vindos de outras direções. Na prática, isso não acontece! A coisa é completamente diferente! Cada projeto de antena, produzirá um feixe principal ao longo da simetria, bem como feixes de menores intensidades virão de ângulos adjacentes e é por isso que é possível implantar um kit carona.
Se você realizou uma instalação de antena de forma correta e o sistema não está funcionando do jeito que você esperava, presume-se que possa ser uma interferência por radiofrequência e, com uso de aumento simples como satlink 6933 e que impossível detectar essa interferência.
E para isso, você precisa de um localizador de satélite que tem a função de analisador de espectro. Só assim é possível identificar a interferência indesejada. Estou falando de um analisador de espectro e não de um simulador de um analisador de espectro. E para quem tem o sistema alternativo, pode sofrer momentos de desconformidade devido a interferência.
Alguns decodificadores tem a automatic blocking, que faz o travamento ao identificar um sinal injetado no tunner 2, geralmente destinado ao recebimento de palavras de controle (as Keys). Alguns equipamentos estão com BUG no auto travamento e acaba havendo uma fuga. Isso significa que se você não selecionar satélite correto, no qual sua antena está apontada, pode haver unLock.
Por exemplo, se você usa o 63w para receber as chaves e se as configurações do seu aparelho, lá no acesso condicional, estiverem de forma automática, haverá uma transição em busca do sinal de satélite e consequentemente em alguns equipamentos haverá o travamento.
Ao selecionar o satélite correto a qual a sua antena está apontada, poderá haver estabilidade, porém, em alguns equipamentos, essa questão da interferência não vai fazer muita diferença, pois ele está com Bug e Independente de sinal de outros satélites adjacentes, o sistema fará transições.
0 Comentários