Alternativa ao cabo coaxial

Alternativa ao uso do cabo coaxial

Se você está pensando em fazer uma instalação de antena para captar sinal de TV, provavelmente se deparará com a dificuldade e a desvantagem em usar o cabo coaxial. 

Seu uso generalizado em muitas residências, tornou o cabo coaxial uma visão familiar para muitas pessoas. Ele continua sendo usado desde o início do século 20 e no ano de 2021 a qual esse vídeo foi gravado, algumas companhias telefônicas, operadoras de TV a cabo e via satélite, provedores de internet usam o cabo coaxial para transmissão de áudio, vídeo e dados. Para você que tá pretendendo fazer instalação de uma antena,

Se Liga Aí: nem todos os lugares o cabo passa com facilidade, pois pela tubulação que o cabo passará pode haver saturamento, isso se não houver uma obstrução. Saturamento é quando há muitos cabos passando pela população e você encontrará dificuldade em passar mais um.

O sonho de muita gente e de muitos profissionais, seria a existência de um módulo integrado antena onde ele fizesse a transmissão de rádio frequência do sinal e que fosse captado em enviando o através de um protocolo específico para ser recebido pelo receptor dentro da residência. Imagine que maravilha, fazer uma instalação sem precisar passar cabo coaxial!  Bom, enquanto esse sonho não é realizado, talvez a melhor alternativa seria a redução na espessura do cabo. Imagine que ao invés de você passar pela tubulação um cabo rg6, você poderia passar 3 ou 4 cabos de fibra óptica.

A Fibra óptica 

A comunicação de fibra óptica é uma tecnologia usada para transmissão de sinal de dados vídeo e áudio que são modulados como pulso de luz que se propagam através de tubo de vidro, usando o princípio total da reflexão interna. A fibra óptica tem inúmeras vantagens sobre o cabo coaxial! Além de ter espessura menor e mais leve, ela é imune as interferências que recaem sobre o cabo coaxial como interferência de frequência de rádio ou interferência eletromagnética. A fibra óptica permite a transmissão de sinal para distâncias maiores em comparação ao cabo coaxial que tem maior atenuação.

Uma diferença significativa entre os dois é que o cabo de fibra óptica fornece alta velocidade de transmissão e a largura de banda para transmissão do sinal é bem maior. A fibra não conduz energia elétrica.

Cabeça martelando e pode surgir aquela dúvida: Se o cabo de fibra óptica não conduz energia, como é possível a alimentação de um LNB na ponta de uma antena ou até mesmo um sinal recebido por uma antena UHF onde antena transforma ondas eletromagnéticas em sinais elétricos, como a fibra conduzirá esta micro voltagem até o televisor?

Toda novidade inicialmente tem um preço bem salgado! Porém, com o tempo isso vai reduzindo! Hoje em dia, você pode adquirir o kit transmissor e receptor de fibra óptica.


Esquema de receptor e transmissor de fibra óptica

 Ele oferece um alto desempenho e é uma alternativa superior ao cabo coaxial. O par de transmissor e receptor de banda KU, por exemplo, é usado para transportar o sinal RF que é recebido pela antena para o seu equipamento receptor via satélite. Além disso, o transmissor fornece alimentação ao LNB de 13 a 18 V. Ele também conta com tom de controle de 22 khz. É compatível com várias operadoras como Sky Claro TV Vivo Oi TV e até mesmo para o seu equipamento alternativo.

transmissor e receptor que converte cabo coaxial banda ku em fibra optica
Claro nem tudo inicialmente são perfeitos! Você vai ter que usar ainda um pedaço de cabo coaxial para sair da antena até chegar no transmissor onde resto é feito através da fibra e dentro da residência instalar um receptor que também tem o papel de converter o sinal da fibra óptica em sinal de rádio frequência, que será conduzido em um pedaço de cabo coaxial até o decodificador ou até o aparelho televisor. Se você optar pelo LNB ótico e um transmissor que tenha entrada para cabo de fibra óptica, desta forma é dispensado o cabo coaxial que sai da antena ligado ao transmissor o cabo coaxial salvar existir dentro da residência após o sinal sair do receptor.



Mais detalhes em nosso canal no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=UAFDhioXWoE



0 Comentários

O QUE FAZEMOS

  • Instalação de antena para qualquer aparelho.
  • Apontamento de antena para qualquer satélite com cobertura.
  • Mudança de endereço.
  • Divisão de pontos.
  • Soluções para falta de sinal.
  • Montagem de antena parabólica.
  • Mudança de local da antena.
  • Implantação de filtro Wi-Max.
  • Instalação de Kit Carona.
  • Ausência de sinal.
  • Manutenção e reparo.
  • Troca de cabos velhos ou danificados.
  • Instalação de sistema coletivo predial.
  • Venda de antena.
  • Venda de cabo.
  • Divisão de pontos e venda de LNBF.
  • Manutenção de rede Net.
  • Mudança de local da antena.
  • Implantação de filtro Wi-Max.

Serviços Profissionais de TV

Oferecemos instalação, manutenção, atualização e configuração para sistemas de TV terrestre e via satélite. Não vendemos receptores.

sat hd regional

SAT HD REGIONAL

conversor digital

CONVERSOR DIGITAL

duosat

ALTERNATIVOS

tocomsat

TV POR ASSINATURA